Segunda, dia 30, último dia de inscrição no Ciência sem Fronteiras (CsF)

Os alunos interessados em participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) devem ficar atentos, pois termina no próximo dia 30 o prazo para as inscrições em chamadas públicas. Quem quiser inscrever sua candidatura no CsF por estas quotas, deve preencher os formulários disponíveis nos sites do CNPq e da Fapemig.

O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que incentiva estudantes a fazer intercâmbio e desenvolver suas pesquisas fora do Brasil, na chamada Graduação Sanduíche no Exterior (SWG). Para se candidatar à SWG o aluno deve ser brasileiro (ou naturalizado); estar matriculado regularmente em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter sido classificado com, pelo menos, 600 pontos no Enem; possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% da grade curricular do curso.

A duração das atividades no país estrangeiro varia de seis meses a um ano, sendo que neste último caso o estudante deve fazer um estágio obrigatório, além de cursar as disciplinas na instituição de destino.

As inscrições podem ser feitas de três diferentes maneiras. O estudante pode pode optar pelas chamadas públicas do CNPq, da Fapemig (até o último dia de abril) ou pelas quotas destinadas especificamente para a UFJF. As inscrições para a quota da Universidade vão até 15 de julho. Neste caso, além da instituição estrangeira, o aluno também seleciona o pesquisador com quem realizará suas atividades.