Dia Mundial da Água 2012

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi instituído o Dia Mundial da Água. A partir de 1993, o dia 22 de março passou a ser referência na defesa dos recursos hídricos e na concretização de medidas, nacionais e internacionais, voltadas à solução de problema para a conscientização da importância da conservação, preservação e proteção da água em todo o planeta.

Para comemorar o Dia Mundial da Água em 2012, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu um evento especial na manhã desta quinta-feira, dia 22. “Universidade e Escola no Caminho das Águas” busca conscientizar a comunidade local sobre os principais problemas ambientais da atualidade e, assim, incentivar ações pela defesa e preservação do planeta.

Foram realizadas atividades pedagógicas com a participação de professores da UFJF, Celso Bandeira e Marconi Moraes, e de escolas que desenvolvem projetos em parceria com o curso.  Aproximadamente 250 alunos de seis escolas da cidade participiram do evento.

“Universidade e Escola no Caminho das Águas” está em sua segunda edição e faz parte do projeto de extensão “Minha Escola Sustentável”. O projeto aproxima os alunos da rede municipal e privada do ambiente universitário e tem como principal objetivo a disseminação de conhecimentos sobre a importância do planejamento na ocupação das bacias hidrográficas da região.

O evento aconteceu das 8h às 12h no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia, ao lado da cantina, e foi aberto ao público.