Fechar menu lateral

6º Fórum Mundial da Água, de 12 a 17 de março, na cidade de Marselha, França

Governança global, adaptação às mudanças climáticas e pagamentos por serviços ambientais estão entre os temas que serão defendidos pela ANA – Agência Nacional de Águas no 6º Fórum Mundial da Água, de 12 a 17 de março, na cidade de Marselha, França.

O Brasil será representado no Fórum Mundial da Água, em Marselha, cujo tema é “Tempo de Soluções”, pela Agência Nacional das Águas – ANA.

Segundo o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, o Brasil pretende estimular a discussão sobre governança global da água. Atualmente o tema é tratado em 54 diferentes representações das Nações Unidas, mas em nenhuma delas a água é o assunto preponderante. Uma nova governança global no âmbito da ONU daria à água o status relevante que o tema requer para enfrentar os diversos desafios que envolvem a gestão e uso dos recursos hídricos.

O diretor-presidente da ANA destacou ainda a necessidade de adaptação dos países diante das incertezas em um cenário de mudanças climáticas, variabilidade e eventos críticos (secas, inundações, etc). Umas das sugestões que o Brasil pretende apresentar no Fórum é o aumento das reservas de água doce, com a construção de mais reservatórios.

Estudo da ANA aponta a irrigação como responsável por 69% do consumo de água no Brasil. De acordo com o estudo, a irrigação consome 986,4 mil litros de água por segundo. O consumo nas cidades corresponde a 10% do total, e o consumo industrial é de 7%.