Fechar menu lateral

Ano 2010: Recordista de efeito estufa

O ano de 2010 foi o recordista na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, segundo estudo divulgado segunda-feira, 21 de novembro, pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), vinculada às Nações Unidas. A organização concluiu ainda que o crescimento industrial elevou a concentração de óxido nitroso no ar. No período de 1990 a 2010 foi registrado aumento médio de 29% na emissão de gases de efeito estufa.

Apenas o dióxido de carbono foi responsável por 80% dessa elevação. De acordo com a OMM, os fatores que contribuem para o aumento da emissão de gases de efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis e os produtos agrícolas, assim como o vapor de água – que coopera para prolongar os efeitos do dióxido de carbono, de metano e de óxido nitroso.

No relatório, os especialistas concluem ainda que a utilização de alguns halocarbonos, como os clorofluocarbonos que eram usados na fabricação de refrigerantes, em latas de spray e solventes, está diminuindo lentamente, como resultado de uma ação internacional para preservar a camada de ozônio.

Fonte: Agência Brasil, 29.11.2011