Fechar menu lateral

Planos Departamentais

Prezados alunos,
A fim de se prepararem para a matrícula, é fundamental que vocês saibam exatamente em quais turmas desejam se matricular. Para solicitar a matrícula, você precisa informar seu nome, nº de matrícula, código da disciplina e turma específica (‘letra’ da turma) . Solicitações do tipo ‘qualquer turma’ serão desconsideradas. É necessário informar a ‘letra’ específica da turma. No SIGAx, consultando o Plano Departamental, você pode descobrir os horários das turmas, quem serão os professores e quais turmas ainda têm vagas disponíveis.
Para consultar o Plano Departamental, acesse o SIGAx –> Portal do aluno –> Plano Departamental –> selecione Departamento*, ano e semestre desejado –> Pesquisar.
[* Para saber o Departamento responsável pela disciplina, basta ver as letras do código da disciplina: MAT é departamento de Matemática; CEL é departamento de Circuitos Elétricos, e assim por diante.]
Lembramos que, a partir da 2ª fase de matrículas, a vaga não precisa estar reservada para seu curso, já que a partir da 2ª fase, as vagas ociosas de outros cursos são disponibilizadas para todos que tem a disciplina na grade.
ATENÇÃO: as vagas reservadas para CDARA são destinadas exclusivamente aos alunos calouros ingressantes através do PISM e SISU. As Vagas Reservadas para CDARA não entram na distribuição de vagas ociosas. Por isso, verifique no plano departamental se a turma pretendida não é exclusiva para calouros.
LEMBREM-SE: Se todas as vagas da turma já tiverem sido ocupadas, não adianta vocês solicitarem a matricula na turma lotada. Também, se as únicas vagas ainda disponíveis estiverem reservadas para a CDARA, também não adianta vocês solicitarem a matricula nessa turma. Nesses casos, vocês devem escolher outra turma, que tenha vaga disponível. Verifiquem isso antes de fazer a solicitação. Durante as 3 fases de matrícula pelo SIGA, os alunos que têm prioridade, conforme critérios definidos no RAG, são contemplados com a vaga na turma escolhida. A coordenação de curso só pode solicitar ao departamento responsável eventual abertura de novas vagas/turmas, caso todas as turmas da disciplina estejam lotadas. Não é possível solicitar abertura de vagas em uma turma, se houver vagas disponíveis em outra turma da mesma disciplina. Favor não insistir.
Atenciosamente,
Equipe da Secretaria das Coordenações dos Cursos
de Graduação em Engenharia Elétrica – UFJF
E-mail: secretaria.eletrica@ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3444