O que é Flexibilização Curricular

A flexibilização curricular consiste em atividade(s) acadêmica(s) prevista(s) na seção 11 do Projeto Pedagógico de Curso, que permite(m) à discente ou ao discente participar da construção de seu próprio currículo e que incentive(m) a produção de formas diversificadas e interdisciplinares do conhecimento, como preconizado no RAG (Art. 10, item XVIII).

O Curso de Engenharia Civil incentiva os seus discentes a participarem de diversas atividades extracurriculares, podendo vir a ser convalidadas como carga horária prevista de ser cursada como disciplinas eletivas, a título de Flexibilização Curricular, nos termos neste PPC.

Conforme previsto no RAG da UFJF, Título V: “Da Flexibilização Curricular”, a discente ou o discente do curso de Engenharia Civil que desenvolver atividades complementares ao curso, no período de integralização do mesmo, poderá ter computado em seu histórico a carga horária das atividades previstas na tabela do ANEXO U, conforme deliberação do colegiado do curso em reunião realizada em 17/04/2015. As atividades extracurriculares serão reconhecidas quando relacionadas às diversas áreas do conhecimento e das atribuições do profissional de Engenharia Civil, exceto para o caso de atividades de representação estudantil ou de certificação em língua estrangeira, nos termos do RAG.

A discente ou o discente do curso poderá obter até, no máximo, o equivalente a 08 horas de CHS (120 horas de CHT) em convalidação na carga horária requerida de ser cursada em disciplinas eletivas para a integralização do curso. Ou seja, a carga horária passível de flexibilização por atividades extracurriculares corresponde ao equivalente a 08 horas do total previsto de 18 horas de CHS exigidas de serem cursadas em disciplinas eletivas, conforme apresentado no item 6. 3 – Metodologia de Ensino e Aprendizagem.

A solicitação do cômputo da carga horária para efeito de flexibilização curricular deve ser feito pelo interessado, através de e-mail enviado para a coordenação do curso, a fim de que seja aberto processo administrativo próprio pela coordenação de curso e, assim, proceder ao registro no histórico escolar. Para pedir flexibilização curricular  o discente deve ter integralizado no mínimo 60% do curso. A anotação de carga horária concedida constará do final do histórico escolar, não sendo identificada a atividade no documento.

Anexo U: Tabela para Flexibilização Curricular do Curso de Engenharia Civil

ATIVIDADE PREVISTA PARA A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Carga horária no período letivo

(proporcional à carga horária de participação, limitando-se a)

Iniciação à docência, iniciação científica, extensão e monitoria 60 horas