COORDENADOR | Fábio da Costa Carbogim | ||||
CONTATO | fabiocarbogim@gmail.com | ||||
DEPARTAMENTO DE ORIGEM | Departamento de Enfermagem Aplicada (EAP) | ||||
COLABORADORA INTERNA | Luciane Ribeiro de Faria | ||||
COLABORADORAS E COLABORADORES EXTERNOS | Laercio Deleon de Melo/Geisa Sereno Velloso da Silva/Domênica Pereira da Silva/Maria Tereza Aguiar Castilho Neta Fernandes/Vivian Fernandes Pereira/Odete Pregal Monteiro Candido/Sirleide Corrêa Rangel/Josiane Regina Chinelato de Souza/Roberta Lopes Marques/Patricia de Oliveira Lima | ||||
INSTITUIÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) EXTERNOS(AS) | Colégio Presidente Tancredo Neves | ||||
CENÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES | Colégios de Juiz de Fora | ||||
NÚMERO DE BOLSISTAS | 01 | ||||
NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS | 07 | ||||
AGÊNCIA DE FOMENTO | UFJF | ||||
SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS | Os Primeiros Socorros (PS) às vítimas acometidas por mal súbito ou acidentes, quando prestados de forma eficaz, influenciam diretamente o prognóstico e a sobrevida do paciente. Trata-se dos procedimentos iniciais realizados no local do evento, por tempo determinado, até abordagem mais complexa em um serviço de saúde. Essas intervenções por serem básicas, podem ser realizadas por leigos. Porém, antes de qualquer intervenção, é preponderante a avaliação das condições que ameaçam a vida, inclusive a do provedor de cuidados que deverá avaliar o cenário em que ocorre a emergência. Depois da primeira avaliação, atuar com agilidade, segurança e destreza repercute positivamente em situações como trauma, hemorragia, síncope, crise convulsiva, engasgo, parada cardiorrespiratória e outras situações críticas. Dessa forma, o projeto tem por objetivo ofertar o ensino de primeiros socorros a professores, funcionários e estudantes da educação básica de Juiz de Fora, Minas Gerais. A abordagem é mediada por metodologias ativas, com prática em manequins, realizada pelo professor junto a estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. | ||||