Fechar menu lateral

História da Faculdade de Enfermagem

A formação de enfermeiros em Juiz de Fora foi iniciada com a Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo, criada pelo Decreto nº 1.751, de 3 de junho de 1946, ligada à Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Na década de 70, iniciou-se o processo de incorporação da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo de Juiz de Fora à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), optando-se pela criação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFJF, em 6 de novembro de 1978, com o início de suas atividades em 1º de janeiro de 1979, como Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina. Todo o corpo docente e discente da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo foi transferido para a UFJF, conforme a Portaria nº 7, de 8 de janeiro de 1979 – Gabinete do Reitor.

O curso de graduação em Enfermagem foi reconhecido por meio da Portaria nº 1.084, de 29 de outubro de 1979, do Ministério da Educação e Cultura, e regulamentado pelo Decreto nº 83.857, de 15 de agosto de 1979, acatando parecer do Conselho Federal de Educação nº 1.192/1979, conforme processo nº 395/1979-CFE e 244.525/1979 do MEC.

A graduação, oferecida pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina à época, tinha a duração mínima de oito períodos e máxima de 12 períodos letivos para integralização. A carga horária era de 2.970 horas/aula (198 créditos) para as disciplinas teóricas e práticas e, no mínimo, 1.005 horas para a realização de estágio, que era desenvolvido concomitantemente com o ensino teórico-prático das disciplinas.

O currículo vigente era estruturado de acordo com o Parecer do Conselho Federal de Educação nº 004/1972, que fixava os conteúdos mínimos e a duração dos cursos de Enfermagem, estabelecendo ainda três áreas: a área pré-profissional, a área do tronco comum, e também possibilitava que o graduando cursasse a área de habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Obstetrícia e Saúde Pública.

Além da formação de Bacharel em Enfermagem, o estudante tinha a possibilidade de cursar disciplinas pedagógicas da Licenciatura em Enfermagem, conforme Portaria Ministerial nº 13/1969, do Ministério da Educação e Cultura, que eram ministradas por docentes da Faculdade de Educação da UFJF, com o objetivo de instrumentalizar o enfermeiro para ministrar os Programas de Higiene e Enfermagem e Saúde em escolas de 1º e 2º graus (hoje, Ensino Fundamental e Médio), bem como atuar em escolas técnicas e de auxiliar de Enfermagem.

Em 1991, com a criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia na UFJF, o Curso de Enfermagem deixou de pertencer à Faculdade de Medicina e passou a integrar a Faculdade de Enfermagem da UFJF.

Em 10 de março de 1995, por meio da Resolução nº 10, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, foi alterada a denominação da então Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia para Faculdade de Enfermagem, e o Curso de Enfermagem e Obstetrícia passou a ser denominado Curso de Enfermagem.

A Faculdade de Enfermagem tem como missão a excelência na formação de enfermeiros, com impacto local, regional, nacional e internacional na capacitação contínua e permanente de recursos humanos em Enfermagem. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, articula a Graduação e a Pós-Graduação Stricto Sensu, contribuindo efetivamente para a promoção da qualidade de vida da população, considerando a realidade do contexto sociopolítico, econômico e cultural micro e macrorregional.

Nos últimos dez anos, a Faculdade de Enfermagem tem desenvolvido atividades de forma efetiva na área de extensão universitária e de pesquisas, com a participação de professores e alunos nessas atividades.

Atualmente, na Faculdade de Enfermagem, funcionam, além do Curso de Bacharelado em Enfermagem, as Residências de Enfermagem Multiprofissional em Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde do Adulto, Residência de Enfermagem em Saúde do Adulto, a Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado Acadêmico em Enfermagem, e a Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Enfermagem em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva (Adulto e Neonatal-Pediátrica).