Mãos Limpas Previnem Infecções na Infância: Ensinando Higienização das Mãos nas Escolas

COORDENADORAndré Luiz Silva Alvim
CONTATOandrealvim1@ufjf.br
DEPARTAMENTO DE ORIGEMDepartamento de Enfermagem Aplicada (EAP)
COLABORADORES EXTERNOSPrefeitura de Juiz de Fora
CENÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADESEscolas municipais de Juiz de Fora
NÚMERO DE BOLSISTAS01
NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS10
SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDASPneumonia, uma doença que afeta crianças e provoca diversas hospitalizações anualmente. Diarreia, um agravo relacionado a pobreza que mata milhões de crianças. Outro grave problema: as infecções respiratórias que se relacionam a sazonalidade brasileira. Por que estes problemas estão sendo discutidos aqui em conjunto? Porque eles podem ser evitados por meio da higienização das mãos! A higiene das mãos é considerada mundialmente como a única medida eficaz, simples, de baixo custo e racional para prevenir a transmissão de doenças e microrganismos, em especial, no período da infância. No entanto, torná-la um hábito nas escolas continua sendo um grande desafio. O objetivo deste projeto de extensão é ensinar higienização das mãos nas escolas de Juiz de Fora, MG, visando a prevenção de doenças respiratórias e diarreicas na infância.