Primeiros Socorros na Educação Básica

Extensão em Interface com Pesquisa

COORDENADORFábio da Costa Carbogim
CONTATOfabiocarbogim@gmail.com
DEPARTAMENTO DE ORIGEMDepartamento de Enfermagem Aplicada (EAP)
COLABORADORA INTERNALuciane Ribeiro de Faria
INSTITUIÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) EXTERNOS(AS)Colégio Presidente Tancredo Neves
CENÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADESColégios de Juiz de Fora
NÚMERO DE BOLSISTAS01
NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS07
AGÊNCIA DE FOMENTOUFJF
SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDASOs Primeiros Socorros (PS) às vítimas acometidas por mal súbito ou acidentes, quando prestados de forma eficaz, influenciam diretamente o prognóstico e a sobrevida do paciente. Trata-se dos procedimentos iniciais realizados no local do evento, por tempo determinado, até abordagem mais complexa em um serviço de saúde. Essas intervenções por serem básicas, podem ser realizadas por leigos. Porém, antes de qualquer intervenção, é preponderante a avaliação das condições que ameaçam a vida, inclusive a do provedor de cuidados que deverá avaliar o cenário em que ocorre a emergência. Depois da primeira avaliação, atuar com agilidade, segurança e destreza repercute positivamente em situações como trauma, hemorragia, síncope, crise convulsiva, engasgo, parada cardiorrespiratória e outras situações críticas. Dessa forma, o projeto tem por objetivo ofertar o ensino de primeiros socorros a professores, funcionários e estudantes da educação básica de Juiz de Fora, Minas Gerais. A abordagem é mediada por metodologias ativas, com prática em manequins, realizada pelo professor junto a estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.