Fechar menu lateral

Facenf é nota 5 nos indicadores de qualidade

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistou a nota máxima (5) em três dos principais Indicadores de Qualidade da Educação Superior: o conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Além disso, a UFJF também obteve a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia o desempenho institucional de forma ampla.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e têm como referência o ano de 2023. Os indicadores são instrumentos fundamentais para medir a qualidade do ensino superior no país e estão diretamente ligados ao Ciclo Avaliativo do Enade, que avalia periodicamente os cursos de graduação com base no desempenho dos estudantes concluintes.

Esses resultados destacam a excelência acadêmica da Faculdade de Enfermagem da UFJF e reforçam o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados para o sistema de saúde.

Saiba o que é cada indicador:

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

IDD – O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior. Ao considerar a categoria administrativa das instituições (pública ou privada), nota-se que as instituições públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias possuem mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5).

CPC – O Conceito Preliminar de Curso combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

IGC –O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Mais informações e os dados completos podem ser acessados no site do Inep, na seção de Indicadores de Qualidade da Educação Superior.