Considerando as dificuldades atuais relacionadas a pandemia da COVID-19 e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), surgiu o interesse para um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei, do Instituto de Pesquisa René Rachou e da Aarhus University de avaliar a adesão e uso de EPI por profissionais da Atenção Primária à Saúde e profissionais vinculados a programas de residência na área da saúde no combate à pandemia da COVID-19. Estes esforços são provenientes de buscas por evidências que possam contribuir para melhor adesão e uso correto de EPI, impactando positivamente na assistência ofertada e maior segurança dos profissionais. Trata-se de pesquisa financiada pelo CNPq, processo n. 401457/2020-6, Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.
Para a coleta de dados, serão aplicados questionários online, de acordo com o perfil do(a) participante, que podem ser acessados diretamente através dos seguintes links:
No site https://www.ufjf.br/epicovid19/ encontra-se maiores informações sobre a pesquisa bem como os aspectos éticos, aprovação do Comitê de Ética e contato dos pesquisadores.