Fechar menu lateral

Faculdade de Enfermagem atua na coleta de amostras para testes da Covid-19

Uma equipe composta por oito professores da Faculdade de Enfermagem e uma enfermeira da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm atuado na linha de frente na coleta de amostras do trato respiratório superior para a realização do teste molecular RT-PCR em pessoas com suspeita de contágio pela Covid-19 na cidade. A ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O trabalho de vigilância epidemiológica, que investiga, notifica e monitora os casos suspeitos e confirmados, é essencial para interromper a rota de transmissão do SARS-CoV-2, pois possibilita identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão, auxiliar na elaboração de ações estratégicas imediatas e balizar a tomada de decisões futuras baseadas em evidências. “Por trás da equipe que vai coletar o material, há outra responsável em cuidar de nós e nos entregar os equipamentos de proteção individual que são os pijamas cirúrgicos, as máscaras e o material que utilizamos. É uma equipe muito grande para fazer tudo isso funcionar”, observa a professora da Faculdade de Enfermagem, Erika Andrade.

Em Juiz de Fora, os indivíduos que apresentam sintomas de síndrome gripal são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) responsáveis pelas notificações da doença. Após o agendamento, feito pela pasta, as testagens são realizadas em quatro UBS da cidade, nos domicílios de pessoas com dificuldades de locomoção e acamadas e nas instituições de longa permanência de idosos, sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas. Leia mais.