Com apenas 24 anos, a egressa da UFJF-GV é analista de desempenho do Flamengo. (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Imagine ser apaixonado por futebol e ter a chance de trabalhar no maior clube brasileiro. Um sonho que já se tornou realidade para Thamires Peixoto. Com apenas 24 anos, e recém-formada no curso de Educação Física do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), a jovem é analista de desempenho do time feminino do Flamengo.

Thamires atua diretamente com o treinador, fornecendo a ele, à comissão técnica e às próprias atletas informações relacionadas a treinos, jogos e adversários. Esses feedbacks são decisivos para a tomada de decisões em benefício de uma melhor formação das jogadoras e performance da equipe. Além disso, o foco do seu trabalho também é voltado para a análise de mercado.

A jovem, que entrou para o curso de Educação Física decidida a trabalhar com futebol, descreve a experiência atual como “extremamente rica e valiosa” e afirma que “estar em um clube de tamanha grandeza como o Flamengo é uma sensação indescritível.”

E para conquistar a vaga no rubro-negro, Thamires conta que a formação recebida na UFJF-GV foi primordial. “Tentei tirar de cada disciplina algo para a minha profissão com o futebol e a profissional que eu sou hoje, mesmo não estando 100% ligada com o que fosse me tornar depois de formada. Acredito que foram as particularidades de cada uma que me levaram a talvez uma melhor visão do meu esporte hoje, da minha área, juntamente com o entendimento de todas as dimensões do futebol e da teoria indissociável da prática.”

Aos futuros educadores físicos, a egressa dá algumas dicas. “Aproveitem a graduação. Façam parte dos grupos de estudos, monitorias, projetos de extensão, treinamento profissional e pesquisa. Suguem, ao máximo, todas as fontes ofertadas de conhecimento e aproveitem as oportunidades de prática. Assim como eu tive os melhores e mais qualificados docentes ao meu lado, vocês continuam tendo. E o principal conselho, que também foi me dado: com muita dedicação, competência técnica e responsabilidades, façam com que o esporte, qualquer que seja ele, proporcione às pessoas vivenciarem algo que nunca nem tinham sonhado”.

Por falar em sonho, Thamires continua projetando os seus: “conquistar títulos com o Flamengo, me tornar técnica e chegar à seleção”. E o coordenador do curso de Educação Física da UFJF-GV não tem a menor dúvida de que ela e outros egressos vão conseguir chegar lá. Satisfeito em ter estudantes do campus “alcançando voos tão altos”, Marcus Vinícius da Silva explica que “mesmo com muitas adversidades, nosso corpo docente está conseguindo proporcionar uma educação de qualidade” e que o esforço diário é para que “os alunos sejam melhores do que os professores”. E finaliza citando o educador Rubem Alves: “Escolas que são asas existem para dar aos pássaros coragem para voar. Espero que sejamos sempre asas.”