Fechar menu lateral

Dia Internacional da Mulher: confira obras que ampliam o debate sobre igualdade de gênero

No Dia Internacional da Mulher, é crucial refletir sobre os avanços e os desafios persistentes na luta pela igualdade de gênero. A literatura, como ferramenta de transformação social, desempenha um papel vital nesse processo, oferecendo perspectivas diversas e profundas sobre a experiência feminina ao longo da história e em diversos contextos sociais. A Editora UFJF tem o prazer de apresentar uma seleção de obras que contribuem significativamente para esse debate:

“O lugar da mulher: gênero, agência e trabalho (séculos XVIII, XIX, XX)”, por Silvana Mota Barbosa (org.)

Esta obra ilumina as histórias de mulheres historicamente invisibilizadas, destacando sua agência e autonomia em contextos tradicionalmente masculinos. Através de uma análise aprofundada que percorre três séculos, o livro evidencia a complexa inserção feminina no mercado de trabalho e na sociedade. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Nos limites da neutralidade jurídica: trajetórias e experiências de mulheres profissionais do direito”, por Laura Mostaro Pimentel

Pimentel desafia as noções de universalidade, objetividade e neutralidade no campo jurídico, evidenciando como essas ideias perpetuam desigualdades de gênero e marginalizam as mulheres na profissão. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Caminhos das moralidades: incertezas de gênero e sexualidade na vida cotidiana”, por Raphael Bispo e Sílvia Monnerat (org.)

Essa coletânea explora as dimensões morais e emocionais das questões de gênero e sexualidade, oferecendo uma análise rica e variada que abrange desde a intimidade até a esfera pública. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Revisitando o mito de Lilith: Um estudo sobre indecência e libertinagem em diálogo com a teologia queer”, por Giovanna Sarto

Sarto reinterpreta o mito de Lilith, questionando as narrativas tradicionais que pintam a mulher livre como um ser temível, e dialoga com a teologia queer para explorar as implicações de gênero e sexualidade dessa história. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Religião, educação e gênero: experimentos teóricos”, por Elisa Rodrigues e Ana Luíza Gouvêa Neto (org.)

Investigando a influência das tradições religiosas na construção de gênero e na educação, os autores deste livro buscam compreender como os discursos religiosos moldam práticas pedagógicas e a vivência da sexualidade. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Pesquisas em educação física e gênero: desafios e possibilidades nas práticas corporais e experiências profissionais”, por Ludmilla Mourão, João Paulo Fernandes Soares e Ayra Lovisi (org.)

Este texto discute como o gênero influencia as práticas esportivas e educacionais, enfatizando a necessidade de abordagens mais inclusivas e equitativas. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Saúde, corpo e gênero: perspectivas teóricas e etnográficas”, por Cristina Dias da Silva (org.)

O livro propõe uma renovação teórica através do estudo etnográfico, examinando como as noções de saúde e corpo se entrelaçam com gênero em diferentes contextos sociais e culturais. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“O que cabe às mulheres no Bolsa Família?: uma história de muitas Marias, Mahins, Marielles e Malês”, por Camila Borges Machado e Fernando Santana Paiva

Dedicado às mulheres trabalhadoras, este livro reflete sobre as contribuições e desafios das beneficiárias do Bolsa Família, propondo uma visão crítica e esperançosa para o futuro. Clique aqui para ler ou baixar o livro.

“Minha profissão é a literatura: travessias da autoria feminina”* por Moema Rodrigues Brandão Mendes e outros (org.)

Inspirado na obra de Virginia Woolf, este livro celebra a autoria feminina na literatura, destacando a luta das mulheres escritoras por reconhecimento e igualdade. Clique aqui para ler ou baixar o livro.