Fechar menu lateral

Como Publicar

A EDITORA DA UFJF  publica obras de interesse técnico-científico e acadêmico da própria Universidade, assim como da comunidade em geral, contribuindo com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, com preços de capa acessíveis aos estudantes e ao público em geral.

A EDITORA UFJF   não publica livros de literatura (contos, poesia, romance), autoajuda, guias de turismo, infantis, juvenis, empresariais, entre outros. A EDITORA UFJF também não edita obras financiadas por pessoas físicas, partidos políticos e/ou entidades religiosas, de classe, agremiações e associações esportivas.

RECEPÇÃO DE PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO:
A EDITORA UFJF possui duas formas de recepção de originais para avaliação/ seleção e produção de novos títulos:

  • POR MEIO DE EDITAIS ESPECÍFICOS: para a produção de obras com financiamento integral através de verbas da própria Editora UFJF  ou financiamento a partir de recursos disponibilizados por outras unidades acadêmicas e/ou administrativas da UFJF (Programas de Pós-graduação, Núcleos de Pesquisas, etc.). A EDITORA UFJF tem, como  prática, a abertura de, no mínimo, um edital universal anual. Poderá ainda, havendo recursos internos e/ou de outras unidades da UFJF, abrir editais específicos durante todo o ano.
  • PROPOSTAS EM FLUXO CONTÍNUO: a EDITORA UFJF recebe, em sistema de fluxo contínuo, propostas de publicação de obras que  possuem financiamento por agências de fomento à pesquisa ou fundações (Fapemig, Capes, CNPq etc.). As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail: originais.editora@ufjf.edu.br. Os proponentes devem encaminhar em anexo à mensagem: formulário de proposta; comprovante do financiamento; arquivo da obra proposta  em PDF sem qualquer marca de identificação do(s) autor(es) e/ou do(s) organizador(es).  A EDITORA UFJF não produz obras com financiamento por: pessoas físicas, entidades político-partidárias ou  religiosas.

 

O texto a ser submetido deverá ter sido devidamente revisado por profissional especializado, inclusive no que diz respeito às referências e normas de citação bibliográfica. A EDITORA UFJF se baseia nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em todos os casos, os interessados devem ler o Guia do Autor, adequando sua proposta às normas internas da Editora. Propostas enviadas que não estiverem de acordo com o Guia, não serão aceitas ou analisadas.  As propostas de submissão, devem ainda vir acompanhadas do FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE OBRAS

Obras estrangeiras

  • A sugestão de publicação de uma obra estrangeira segue, em geral, o mesmo trâmite dos trabalhos nacionais.
  • As obras estrangeiras aceitas para publicação são encaminhadas para produção (tradução, revisão, diagramação, etc.) somente após negociação com a editora estrangeira responsável pelos direitos patrimoniais do(s) autor(es) da obra, dependendo de acordo entre as partes para a assinatura do contrato.

IMPORTANTE!
Qualquer dúvida pode ser sanada junto à Direção da Editora  através do e-mail: direcao.editora@ufjf.edu.br.