4 livros gratuitos sobre estudos e vivências de pessoas trans

No Dia da Visibilidade Trans, a Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destaca a iniciativa de fomentar a compreensão e o conhecimento acerca das realidades trans. Disponibilizando quatro obras gratuitas, a instituição evidencia seu engajamento com a inclusão e a diversidade por meio de livros que exploram a experiência trans sob múltiplos aspectos. A seguir, confira detalhes sobre cada um deles e as instruções para download gratuito.

“Menino veste azul, menina veste rosa”, e nós?

Essa obra de Cristal Silva Halfeld, Neilton dos Reis, Nicholas Domingues Monteiro e Ori Sabino Carneiro, explora o pensamento binário em gênero, trazendo reflexões sobre suas limitações e violências. A publicação incentiva uma nova percepção sobre a não binariedade, destacando a importância de uma abordagem mais transgressora e libertadora sobre os corpos e identidades. Clique aqui para baixar o livro.

Entre as fronteiras do gênero e das sexualidades: professoras travestis, transexuais e transgêneros brasileiras

O autor Neil Franco registra as dificuldades e conquistas de professoras trans brasileiras no processo de escolarização e inserção na carreira docente, apontando a visibilidade crescente desses sujeitos no cenário educacional e na sociedade como um todo. Clique aqui para baixar o livro.

Transmasculinidades e educação: interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais

Os pesquisadores Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador e Samuel Moreira de Araujo narram as lutas de homens transexuais na Educação Básica e no Ensino Superior. O livro reúne os relatos de experiências pessoais de dez homens trans, enfatizando os desafios enfrentados por eles em ambientes acadêmicos e sociais, principalmente no que tange ao uso do nome social e acesso a espaços como banheiros. Clique aqui para baixar o livro.

Sexualidades & Serviço Social: perspectivas críticas, interseccionais e profissionais

Editado por Marco José de Oliveira Duarte, Bruna Andrade Irineu, Guilherme Silva de Almeida, Valdenízia Bento Peixoto e Sabrina Pereira Paiva, esse livro enfatiza a importância das discussões sobre sexualidade e corpo para os assistentes sociais, refletindo sobre as políticas sexuais e os direitos em um contexto de mudança social e profissional. Clique aqui para baixar o livro.

Acompanhe a Editora UFJF no Instagram: @ufjfeditora