Fechar menu lateral

Selo Estudos de Religião divulga trabalhos desenvolvidos no PPCIR

Com esta notícia, iniciamos uma série de matérias sobre os selos editoriais vinculados à Editora UFJF.

 

As primeiras obras dos selos editoriais divulgadas em 2023 foram do Selo Estudos de Religião, que tem o propósito de divulgar pesquisas de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da UFJF. A iniciativa surgiu da Editora da UFJF, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) e do PPCIR. Só neste ano foram publicadas 14 obras. 

 

As obras buscam refletir a diversidade de temas e de perspectivas teóricas e metodológicas presentes no PPCIR da UFJF.  Coletâneas de artigos, obras inéditas, teses de mestrado e doutorado, tudo isso está presente neste selo. Esse amplo escopo de obras visa evidenciar a alta qualidade produtiva do programa. 

 

Nas palavras do editor do selo, André Musskopf, “as obras publicadas até o momento buscam atingir pesquisadoras e pesquisadores na área de Ciência da Religião. Por ser uma área recentemente tornada autônoma na CAPES e relativamente pequena quando consideradas outras áreas, também  as oportunidades e espaços de divulgação das pesquisas desenvolvidas é um tanto restrito. Dessa forma, as publicações do Selo Estudos de Religião ajudam a ampliar a oferta de obras de qualidade, resultado de pesquisa acadêmica para profissionais da área”.

 

André também enfatizou a importância dos selos para a divulgação dos programas de pós-graduação da UFJF. Segundo ele, “os selos são uma ferramenta muito importante, divulgando a pesquisa desenvolvida e atraindo publicações de qualidade e interesse na área. Dessa forma, se tornam uma vitrine dos programas, tornando-os conhecidos e despertando interesse e reconhecimento da comunidade acadêmica e da comunidade geral”. Ainda enfatizando a importância da divulgação das obras, o formato escolhido foi o e-book, que oferece uma série de vantagens, como a gratuidade. 

 

Para publicar no selo é necessário entrar no site do PPCIR (https://www2.ufjf.br/ppcir/) e acessar o link de acesso aos editais do selo. Cada edital definirá os processos específicos de seleção de acordo com as necessidades e demandas do programa.  

 

Texto de Breno Castro, estagiário de Jornalismo

 

Sobre o Selo Estudos de Religião, veja também:

 

Entrevista com autores: https://www.instagram.com/stories/highlights/18004134716149489/

 

Release das obras no instagram da Editora UFJF @ufjfeditora

Selo Estudos de Religião estreia com 14 livros gratuitos, 3 de maio de  2023 – UFJF

https://www2.ufjf.br/noticias/2023/05/03/selo-estudos-de-religiao-estreia-com-14-livros-gratuitos/