PRODUTOS
PORTAL DA UFJF
O portal institucional (www.ufjf.br) reúne as principais informações sobre a Universidade de Juiz de Fora e está em constante mudança. A plataforma é um veículo dinâmico que procura disseminar, sob a forma de informativos, as atividades universitárias. O usuário poderá ainda acessar links para um dos sub-portais: Estudantes (https://www2.ufjf.br/estudante); Servidores(https://www2.ufjf.br/servidor/); Campus Governador Valadares (https://www2.ufjf.br/gv/); Portal Internacional (https://www2.ufjf.br/international/ ); Minha UFJF (https://www2.ufjf.br/minhaufjf/) e SEI/UFJF (https://www2.ufjf.br/sei/).
Como o portal está voltado para a publicação de informações sobre a UFJF, o usuário pode acessar, ou ser direcionando por links na página principal para a sub-página “UFJF Notícias” (www2.ufjf.br/noticias) que reúne as informações mais recentes sobre a Universidade. Nela são divulgadas notícias factuais, como: eventos, reuniões administrativas, editais de processo seletivo de ingresso, entre outros. Busca-se oferecer textos com equilíbrio, credibilidade e confiabilidade, obedecendo à premissa do direito à informação como requisito básico da cidadania, e atendendo aos princípios da comunicação pública de transparência, publicidade, impessoalidade, de formar e informar.
MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
Atendendo a uma estratégia de divulgação, a COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL busca a melhor maneira de atingir sua vasta audiência. Dessa forma, utiliza as mídias sociais digitais para estreitar o relacionamento com a comunidade acadêmica e o público externo. São realizadas campanhas, divulgação de pesquisas e anúncio de eventos. Quando se trata de material de grande interesse ou que envolva públicos-alvo distintos (servidores, estudantes, professores, público em geral), as mídias sociais podem se somar e se complementar na difusão de informações. Cada uma das redes possui especificidades. Veja a seguir:
Facebook
Essa plataforma é utilizada especialmente para divulgação de campanhas institucionais, matérias de pesquisa, processos seletivos de ingresso na UFJF, bem como projetos que envolvam a Universidade como um todo, por exemplo, a recepção aos calouros. Além disso, essa plataforma é utilizada para ações de engajamento com seguidores, como séries de postagens com temas específicos. O Facebook não é utilizado para divulgação de eventos de departamentos, lançamento de livros, entre outros.
X (antigo Twitter)
O Twitter é empregado principalmente para divulgação de eventos que ocorrem na UFJF e/ou são promovidos por ela. Dessa forma, congressos, seminários, palestras, lançamentos e debates, podem ser divulgados no perfil oficial da UFJF no Twitter. Também usamos o Twitter para informes rápidos sobre ações institucionais, campanhas internas e para informar a sociedade sobre o que ocorre em tempo real na UFJF.
Instagram
Essa rede social é utilizada para campanhas institucionais, divulgação de pesquisas científicas e reprodução de fotos produzidas pela equipe de comunicação institucional. Tamém usamos o perfil oficial para publicar informações sobre o cardápio do Restaurante Universitário, vídeos curtos sobre eventos e ações institucionais, etc.
Flickr e Youtube
No caso do Flickr, a cOMUNICAÇÃO iNSTITUCIONAL utiliza a plataforma como um repositório de fotografias, para consumo interno. Já o Youtube, a plataforma funciona como (i) repositório de conteúdo (vídeos) e (ii) como um canal de TV web (TV UFJF) onde são veiculados vídeos de campanhas institucionais, datas comemorativas e também boletins institucionais.
Spotify
Aqui o usuário vai encontrar podcasts especiais sobre a produção científica e acadêmica da UFJF, conteúdos especiais sobre eventos da universidade e playlists especiais para embalar os estudos. vai encontrar