A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi eleita uma das 100 melhores universidades da América Latina e do Caribe, segundo o Latin America University Rankings 2022 – uma lista desenvolvida pela organização internacional Times Higher Education (THE). Participando pela terceira vez do ranking, nesta edição a UFJF se classificou na 74ª posição entre 197 instituições de 13 países. Com essa pontuação, a UFJF também é reconhecida como 34ª melhor universidade do país e a 6ª de Minas Gerais.
De acordo com a secretária executiva da Diretoria de Avaliação Institucional, Gisella Meneguelli, a cada edição do THE Latin America University Rankings, a UFJF vem melhorando o seu desempenho:
“Mesmo em um contexto de pandemia, que afetou severamente a economia do Brasil e de toda a América Latina, as universidades ranqueadas demonstraram ser protagonistas na produção científica de seus países, ainda que em alguns deles o discurso anticiência de líderes autoritários trabalhassem contra, inclusive, com cortes orçamentários”.
Apesar de a diminuição das verbas ter atingido a UFJF, a pontuação geral da Instituição, em relação a 2021, subiu de 44,6 para 46,9 pontos, além de ter havido melhora em quase todos os indicadores avaliados pelo ranking:
Confira aqui (abre em nova janela) o ranking completo.