Os coordenadores do ciclo Enade 2016 receberam, ontem, parte dos Indicadores de Qualidade de Educação referentes ao exame realizado ano passado. Eles foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de permitir às Instituições de Ensino Superior (IES) verificar as informações referentes aos insumos usados para cálculo e divulgação do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Os dados ainda não são públicos, pois dependem da validação dos Procuradores Institucionais (PIs) até a próxima sexta-feira, dia 30/06/2017, e outras ações do INEP a serem realizadas a partir desta confirmação. Desta forma, é essencial que os coordenadores também verifiquem os dados referentes ao seu curso e manifestem acordo ou desacordo sobre eles, encaminhando a resposta via e-mail para a Diretoria de Avaliação Institucional até quarta-feira, 28 de junho.
Este ano, o INEP implementou melhorias na forma de divulgação dos indicadores. Uma das principais novidades é que o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), antes um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), passa a ser um indicador de qualidade. Assim, o IDD será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), e-MEC e portal do Inep como os demais indicadores – o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).