A Avaliação Institucional é um processo de avaliação inserido em universidades públicas e privadas através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004, com a finalidade de diagnosticar pontos positivos, práticas eficazes e aprimoramentos necessários. Os resultados são aplicados na manutenção ou melhoria da qualidade de ensino, além de contribuir no direcionamento de ações futuras e na sistematização das informações acadêmicas.
É importante esclarecer que as ações relacionadas à Avaliação Institucional ultrapassam questões das aprendizagens individuais, buscando compreender as relações e as composições de caráter público e social das Universidades. Para isso, as atividades afins dividem-se em duas modalidades:
* Autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES;
*Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior e geram relatórios das autoavaliações para cada instituição ou curso avaliado.
Para saber mais, resumimos abaixo alguns artigos e textos relacionados ao tema: