Entre os dias 2 e 4/10/2024, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu quatro comissões avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar os cursos de Odontologia (campus Governador Valadares), Letras-licenciatura, Letras-bacharelado e Matemática-bacharelado.
Os três primeiros cursos obtiveram o conceito máximo 5, certificando a excelência na formação de seus discentes. O curso de Matemática foi avaliado com o conceito 4, considerado pelo Inep como “muito bom”.
A avaliação in loco é parte do processo obrigatório instituído pelo Ministério da Educação (MEC) para a continuidade da oferta dos cursos de graduação pelas instituições de ensino superior. Na UFJF, o objetivo foi verificar as condições de oferta dos cursos avaliados para fins de renovação de reconhecimento. Essas condições estão previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Inep, que contempla três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Cada dimensão está organizada em vários indicadores, que recebem conceitos para o cálculo final do Conceito do Curso (CC).
O resultado dos processos avaliativos revela o comprometimento da comunidade acadêmica e do corpo administrativo dos dois campi com a qualidade dos cursos ofertados pela UFJF.
Mais informações podem ser consultadas no site da UFJF e da Fale (Faculdade de Letras).