Cursos da UFJF recebem conceito máximo pelo Inep

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nessa terça-feira, 28 de março, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021. Esses são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.

Nessa edição, foram avaliados 30 cursos de graduação, dos quais 17 são licenciaturas​. A partir do cálculo dos indicadores, é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores.

CPC

Dos 33 cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados no ciclo Enade 2021, 32 alcançaram as melhores notas no Conceito Preliminar de Curso (CPC), ficando nas faixas 4 e 5. O conceito máximo 5 foi obtido pelas licenciaturas em Ciências Sociais e Matemática e pelo bacharelado em Ciência da Computação.

Confira, a seguir, os demais cursos avaliados e quais conceitos foram atribuídos a eles.

Fonte: Site da UFJF, em 30/03/2023

IGC

A boa avaliação no CPC dos cursos da UFJF impactaram diretamente o Índice Geral de Cursos (ICG) da instituição, que obteve o conceito 4. O cálculo do IGC leva em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Enade; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior.

Mais informações podem ser consultadas no site do Inep.