UFJF é classificada entre as 100 melhores universidade da América Latina e Caribe em ranking internacional

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi eleita uma das 100 melhores universidades da América Latina e do Caribe, segundo o Latin America University Rankings 2022 – uma lista desenvolvida pela organização internacional Times Higher Education (THE).  Participando pela terceira vez do ranking, nesta edição a UFJF se classificou na 74ª posição entre 197 instituições de 13 países. Com essa pontuação, a UFJF também é reconhecida como 34ª melhor universidade do país e a 6ª de Minas Gerais.

De acordo com a secretária executiva da Diretoria de Avaliação Institucional, Gisella Meneguelli, a cada edição do THE Latin America University Rankings, a UFJF vem melhorando o seu desempenho:

“Mesmo em um contexto de pandemia, que afetou severamente a economia do Brasil e de toda a América Latina, as universidades ranqueadas demonstraram ser protagonistas na produção científica de seus países, ainda que em alguns deles o discurso anticiência de líderes autoritários trabalhassem contra, inclusive, com cortes orçamentários”.

Apesar de a diminuição das verbas ter atingido a UFJF,  a pontuação geral da Instituição, em relação a 2021, subiu de 44,6 para 46,9 pontos, além de ter havido melhora em quase todos os indicadores avaliados pelo ranking:

• Ensino, de 50,1 para 50,9 pontos;
  • Pesquisa, de 39,1 para 47,8 pontos;
  • Internacionalização, de 28,4 para 28,6 pontos;
  • Receita Industrial, de 38,8 para 40,3 pontos.

Confira aqui (abre em nova janela) o ranking completo.