Problemas de acesso ao Sistema Enade – o que fazer?

Formandos e formandas inscritos(as) na edição 2021 do Enade precisam acessar o sistema disponibilizado pelo INEP (SISTEMA ENADE – abre em nova janela) para fazer atualização de cadastro e preencher o Questionário do Estudante até 13 de novembro de 2021. As ações são obrigatórias, sob pena de os(as) participantes ficarem em situação IRREGULAR caso não sejam realizadas no prazo indicado.

Como em anos anteriores, é comum ocorrerem falhas de login ou de navegação na plataforma. Como as universidades não têm acesso ao Sistema Enade, os problemas apresentados precisam ser reportados ao INEP para verificações e correções.

Antes, porém, sugere-se que sejam realizadas as seguintes tentativas de acesso e/ou utilização:

1º Fazer a mesma operação em outro navegador de internet (Chrome, Firefox, Mozilla…)

2º Fazer tentativas em dias diferentes (pois pode ser um problema sazonal do sistema)

3º Tentar, ainda, em outro sistema operacional, pois verifou-se que alguns dispositivos IOS apresentaram conflitos com funcionalidades do site, por exemplo.

Se nada disso resolver, os problemas devem ser reportados ao INEP através do Fale conosco do INEP (abre em nova janela). É fundamental encaminhar um print na tela de erro para que possam verificar o que está havendo, corrigir falhas ou orientar sobre como proceder dentro do Sistema Enade. O Instituto também disponibiliza o telefone 0800616161 para orientações e suporte.

Cabe destacar que estas orientações também servem para as coordenações de curso, visto que também precisam acessar o sistema constantemente até o fim do ciclo Enade vigente.

Confira também:

Enade 2021

Nota de esclarecimento do INEP (06/09/2021) (abre em nova janela)