Concluintes do Enade 2021 já podem preencher Questionário do Estudante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nessa segunda-feira, 30 de agosto, o período para os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 preencherem o Questionário do Estudante (QE), no Sistema Enade. O prazo para o envio das informações se encerra em 13 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante, que é obrigatório, visa a levantar informações que caracterizem o perfil dos estudantes concluintes e o contexto dos seus processos formativos, a fim de subsidiar o Inep nos processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Novidade

Nesta edição, devido à pandemia de Covid-19, o QE traz 11 questões que abordam especificamente possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Com isso, o Inep espera uma melhor contextualização dos resultados da prova do Enade em relação ao cenário educacional marcado pela pandemia, embora esses dados não sejam utilizados para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Como preencher

Os estudantes concluintes devem acessar o sistema Enade, abrir o Questionário do Estudante e clicar sobre as alternativas disponíveis. O questionário somente é enviado ao Inep quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, que indica o preenchimento total do instrumento. A finalização do questionário é pré-requisito para a visualização do local de prova, disponível a partir do dia 1º de novembro.

Atendimento especial

Os estudantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social devem realizar a solicitação no sistema do Exame, até a próxima sexta-feira, 3 de setembro. No momento do pedido, o estudante deve anexar a documentação comprobatória da solicitação.

Mais informações aqui.