Semana de orientações para as coordenações de curso

Entre os dias 20 e 23 de julho, a Diretoria de Avaliação Institucional promoveu uma série de reuniões com as coordenações de cursos do ciclo Enade 2021.

Confira a apresentação da LivEnade (formato .pdf  tamanho: 878 Kb)

A LivEnade, realizada na última terça-feira (20), reuniu 22 participantes e, além da equipe da Diavi, contou com a participação do Procurador Institucional (PI), Fábio Ribeiro. A diretora de avaliação, profª Michèle Farage, apresentou informações gerais sobre as normativas do INEP, os procedimentos definidos no calendário do exame e esclareceu dúvidas sobre o assunto. Nos dias seguintes, foram realizados encontros virtuais para tratar das especificidades de cada área de ingresso e formação, além de orientações sobre a utilização do módulo ENADE no SIGA para a geração de listas de estudantes ingressantes e concluintes.

A Diretoria de Avaliação permanece à disposição para reuniões mediante demanda. Para solicitar suporte, favor encaminhar e-mail para secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br. Acompanhem, também, as informações atualizadas na página Enade 2021 e no processo SEI já encaminhado sobre o assunto.

Etapa atual: enquadramento de cursos e Inscrições no Sistema Enade

As coordenações devem realizar as seguintes ações:

• Revisar o Edital e enviar para a Diavi as dúvidas que porventura aparecerem;

• Confirmar se todos os códigos de cursos estão disponibilizados no módulo Enade no SIGA, para apoio à geração das listas. Caso não esteja, encaminhar e-mail para a Diavi solicitando a liberação do referido código.

• Conferir se o acesso ao Sistema Enade está liberado. Caso não esteja, é necessário verificar com o Procurador Institucional sobre enquadramento do curso.

LEMBRE-SE QUE OS SISTEMAS PODEM APRESENTAR INSTABILIDADES. FAVOR FAZER TENTATIVAS DE ACESSO EM DIFERENTES HORÁRIOS.

• Identificar, dentro dos cursos, os(as) estudantes que pretendem se formar até julho de 2022 e informá-los sobre a importância e obrigatoriamente de participar do exame, visto ser um componente curricular obrigatório previsto em lei;

• Gerar listas de ingressantes e concluintes para inserção no Sistema Enade até 8 de agosto (retificações poderão ser feitas posteriormente).

Formandos (com previsão de colação até julho de 2022) – o que fazer?

A orientação inicial é procurar as coordenações de curso para confirmar a inscrição no exame, seguindo os critérios definidos no edital.

ATENÇÃO, ESTUDANTES COM MATRÍCULA TRANCADA: CASO SEJA POSSÍVEL RETORNAR AO CURSO E FORMAR ATÉ MEADOS DO PRÓXIMO ANO, TAMBÉM É NECESSÁRIO ENTRAR EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO SEU CURSO.

Estudantes habilitados inscritos pelas coordenações já podem acessar o Sistema Enade e atualizar suas informações na tela Cadastro de Estudantes. Para esta edição, é preciso criar login único de acesso aos serviços do Governo Federal, através do site acesso.gov.br. Os dados devem corresponder aos mesmos registrados na Receita Federal.

Confira o tutorial de acesso ao Sistema Enade e outras informações na página Enade 2021.