UFJF no Latin America University Rankings 2021

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa, pelo segundo ano consecutivo, do Times Higher Education Latin America University Rankings, uma lista das melhores universidades latino-americanas e do Caribe desenvolvida pela organização internacional Times Higher Education. O ranking inclui apenas universidades que contam com programas de pós-graduação e publicaram pelo menos 200 trabalhos entre 2016 e 2020 e exclui aquelas que concentram 80% ou mais de sua produção de pesquisa exclusivamente em uma das onze áreas temáticas.

O Times Higher Education World University Rankings avalia o desempenho de universidades de pesquisa intensiva em todas as suas cinco missões principais: ensino (ambiente de aprendizagem: 36%); pesquisa (volume, receita e reputação: 34%); citações (influência da pesquisa: 20%); internacionalização (funcionários, alunos e pesquisa: 7,5%); e renda da indústria (transferência de conhecimento: 2,5%).

Na edição 2021, a UFJF está classificada na 72ª posição de uma lista de participantes que aumentou em relação a 2020 e passou a contar com 177 instituições de ensino latino-americanas e 67 brasileiras. Em relação à edição anterior, a UFJF melhorou sua pontuação geral, subindo de 43,8 para 44,6 pontos, e também nos indicadores de internacionalização (24,8 para 28,4) e ensino (42,2 para 46,4).

O ranking completo pode ser acessado na página do THE (abre em nova janela)

Páginas relacionadas

Rankings independentes