Fechar menu lateral

Inep anuncia que o Enade 2020 ocorrerá este ano

A pandemia de Covid-19 fez com que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiasse a avaliação dos cursos do ciclo II do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto para 2020, para este ano.

Já o Enade dos cursos do ciclo III, que seriam avaliados em 2021, ocorrerá em 2022 simultaneamente com o ciclo I.

O ciclo avaliativo do ano II abrange 30 áreas e deve contar com a participação de cerca de 470 mil estudantes concluintes. Serão avaliados, em 2021, de acordo com o art. 40 da Portaria MEC n.º 840/2018:

  • Os cursos de licenciatura em artes visuais; ciências da computação; ciências biológicas; ciências sociais; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras – inglês; letras – português e espanhol; letras – português e inglês; letras – português; matemática; música; pedagogia; e química.
  • Os cursos de bacharelado em: ciências da computação; ciências biológicas; ciências sociais; design; educação física; filosofia; geografia; história; química; e sistemas de informação. Além destes, serão avaliados cursos de grau tecnólogo em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; e tecnologia em redes de computadores.

O adiamento da aplicação do Exame do ciclo II para 2021 está regulamentado pela Resolução n.º 1/2020 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), em decorrência das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, que impactou o cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o país.

As instituições de ensino superior devem aguardar a publicação de novo ato normativo com a definição do cronograma do exame, bem como a atualização dos critérios de habilitação de estudantes.

Para mais informações, clique aqui.

 

Confira também a divulgação no site UFJF Notícias