Inep publica notas técnicas sobre Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou quatro notas técnicas referentes aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do ano de 2019.

Esses documentos servem para embasar políticas públicas e orientar as instituições de ensino superior na busca por melhorias das condições de ensino de cursos e instituições.

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são produzidos a partir dos resultados da prova do Enade e das respostas ao Questionário do Estudante; do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); das informações sobre o corpo docente e o número de matrículas na graduação, apurados pelo Censo da Educação Superior; e dos conceitos e números de matrículas dos programas de pós-graduação stricto sensu, apurados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Inep estima divulgar os resultados do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) em setembro deste ano. Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019 devem ser divulgados a partir da segunda quinzena de dezembro.

A portaria que define os indicadores de 2019 foi publicada no dia 7 de julho, no Diário Oficial da União.

As quatro notas técnicas podem ser consultadas aqui.