Comissões que elaboram provas do Enade foram instituídas pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), instituiu as Comissões Assessoras de Área (CAA), que irão elaborar as provas do Enade 2020.

Os membros das comissões participam de todo o processo de elaboração das provas, inclusive, a análise dos gabaritos preliminares e as manifestações relativas às questões aplicadas no exame.

São atribuições das CAAs elaborar diretrizes e matrizes de provas para a avaliação dos cursos do ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a revisão, a edição e a homologação de itens para armazenagem no Banco Nacional de Itens (BNI).

Em 2020, serão 23 comissões assessoras das seguintes áreas:

• Formação geral
  • Grau de bacharelado: design e sistemas de informação.
  • Grau de licenciatura: artes visuais, física, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música e pedagogia.
  • Grau de licenciatura e bacharelado: ciências da computação, biológicas e sociais; educação física, filosofia, geografia, história e química.
  • Grau de tecnólogo: em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.

As provas do Enade são aplicadas para os concluintes dos cursos de graduação. A edição 2020 já está agendada para o dia 22 de novembro.