Balanço das ações de 2019 e projetos para 2020

Em 2019, a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) realizou várias ações inovadoras, bem como de aperfeiçoamento, a fim de garantir que os processos de avaliação interna e externa fossem exitosos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Avaliação de disciplinas via SIGA

Desde 2017, testes vêm sendo realizados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) para a aplicação do questionário de avaliação de disciplinas para docentes e discentes dos cursos de graduação da UFJF. Tanto o instrumento quanto a ferramenta ainda estão sendo avaliados e recebendo sugestões por parte dos respondentes.

A novidade de 2019 foi a participação dos cursos da modalidade à distância na avaliação via SIGA. Após ter sido realizada uma série de reuniões com os coordenadores dos cursos EAD da UFJF, o questionário de avaliação de disciplinas discente e docente foi construído de forma coletiva, a fim de respeitar as especificidades dos cursos dessa modalidade de ensino.

A Diavi realizou ações de sensibilização com a comunidade acadêmica para que um número maior de respondentes fosse atingindo, como mostram os registros de participação, a seguir:

A implementação do questionário de avaliação de disciplinas, via SIGA, está em conformidade com a Resolução 13/2015 do Conselho Superior (Consu), que garante tanto a participação de estudantes quanto a de professores nesse tipo de avaliação interna.

Capacitação

Este ano, a Diavi visou a capacitar o seu quadro de servidores, bem como os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que passou por um processo eleitoral recente que contou com o apoio integral da Diretoria.

Os eventos de capacitação de servidores foram:

7º Fórum das CPAs de Pernambuco, realizado em Recife, em setembro;

3º Avalies, realizado em Salvador, em outubro.

Ainda em outubro, foi organizado o Seminário de Avaliação Institucional, no campus Juiz de Fora, destinado a coordenadores de cursos e aos novos membros eleitos da CPA. O tema do Seminário foi avaliação institucional e de cursos de graduação.

Avaliações externas

A Diavi realizou, também, ações com os cursos da UFJF que foram avaliados com o conceito 3, a fim de que o processo de avaliação se estendesse para as ações acadêmicas e de gestão dos cursos com vistas ao seu aperfeiçoamento.

Em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, as ações da Diavi e dos demais setores envolvidos no Exame foram pautadas pela Portaria nº 1.762, de 30 de outubro de 2018, que define as responsabilidades e as competências dos trâmites do Enade na UFJF.

A Diavi realizou ações específicas em todas as etapas do Enade (que segue, ainda, em 2020) para coordenadores e estudantes concluintes participantes do Exame.

As visitas in loco do Inep aos cursos avaliados este ano tiveram total apoio da Diavi para que o processo pudesse ser tranquilo para todos os envolvidos. O resultado disso é que dois cursos, em 2019, foram avaliados com o conceito máximo atribuído pelo Inep – conceito 5.

Projetos para 2020

A Diavi pretende expandir o seu rol de atividades em parceria com outros setores da UFJF, em 2020.

Um deles é a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), visto que a Capes instituiu a obrigatoriedade da autoavaliação nos cursos de pós-graduação.

Com a CPA, pretende-se ampliar o atendimento do questionário de avaliação institucional para o corpo técnico-administrativo.

Na graduação, o setor pretende atuar mais fortemente junto às coordenações de curso em relação ao uso dos relatórios de avaliação externa, incluindo o Enade, como fonte de informações para o aprimoramento dos projetos pedagógicos e administrativos, buscando a melhoria da qualidade dos cursos.

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) também será parceira nos processos de avaliação, visto que a extensão é um dos itens que passou por recente regulamentação institucional, impactando, portanto, nas avaliações externas.

A Diavi organizará, ainda, no campus de Governador Valadares, o Seminário de Avaliação Institucional após o início do semestre letivo de 2020.