Inep alerta coordenadores a orientarem estudantes sobre o preenchimento obrigatório de questionário

Em menos de 20 dias ocorrerá o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os estudantes concluintes inscritos pelos coordenadores dos cursos do ciclo 2019.

Além de realizar a prova, os estudantes devem, obrigatoriamente, preencher o Questionário do Estudante (QE) para estar em situação de regularidade junto ao Enade, condição para que possam colar grau, já que o Enade é um componente curricular obrigatório.

O QE tem por objetivo reunir informações para construir o perfil dos graduandos, de modo a contribuir para a análise dos resultados das provas e subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Para preencher o QE, o estudante deve acessar o Sistema Enade, escolher o menu “Questionário do Estudante” e clicar sobre as alternativas de resposta desejadas. Para enviá-lo ao Inep, na última página há a opção “Finalizar”. A conclusão do preenchimento do questionário é um pré-requisito para a visualização do local de prova, que estará disponível a partir de 8 de novembro.

As provas do exame serão aplicadas em todo o país no dia 24 de novembro.

É responsabilidade das instituições de educação superior, por meio dos coordenadores de curso, informar os estudantes habilitados a respeito de suas inscrições e de suas obrigações perante o exame, bem como sobre o preenchimento do questionário do estudante.