Fechar menu lateral

Inep divulga insumos dos cálculos do CPC e IGC para consulta

Estão disponíveis para as Instituições de Ensino Superior (IES) os insumos utilizados nos cálculos do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018.
As IES devem conferir esses dados e manifestar-se sobre eles, exclusivamente no sistema e-MEC,  até o dia 26 de outubro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) usa como base de dados do CPC e do IGC informações sobre o corpo docente (apuradas pelo Censo da Educação Superior) e os conceitos e números de matrículas dos programas de pós-graduação stricto sensu (apurados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes).

Indicadores de Qualidade

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são provenientes do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), junto com o CPC e o IGC.

Conceito Enade

É obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). É necessário que, ao menos, dois estudantes concluintes do curso avaliado participem do exame.

IDD

O IDD mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando os desempenhos no Enade e no Enem.

CPC

O CPC combina aspectos variados dos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e percepção dos estudantes sobre as condições do ensino ofertado pela instituição.

IGC

O IGC é uma média ponderada que abrange as notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso dos cursos de graduação e os Conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições de educação superior. A média ponderada é obtida do número de matrículas nos referidos cursos.

 

Confira a Portaria Inep Nº 586/2019, que regula os indicadores.