Inscrições e Dispensas no Enade 2018

De acordo com os anexos 2 e 3 do Edital Enade nº 40/2018, nesta edição a regularização de estudantes foi adiada para após o período de inscrições do edital 2019. Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, ficarão em situação irregular perante o Enade. Sendo assim, atentamos os Coordenadores de Curso para o percentual de dispensas e as responsabilidades do coordenador, conforme Portaria Normativa MEC nº 19/2017.

Em vistas disso, é fundamental garantir a máxima quantidade de alunos inscritos por curso. Lembramos que devem ser inscritos no Enade 2018 todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação previstas no edital. O estudante deverá ser inscrito pela IES independentemente de haver registro de participação em edições anteriores.

É essencial que cada coordenador, no âmbito de seu curso, dê ampla publicidade do exame para todos os discentes, inclusive realizando reuniões com os estudantes e CAs, visto que a participação do estudante habilitado no Enade é obrigatória. A divulgação vai permitir que alunos não identificados como concluintes tenham a possibilidade de manifestarem-se junto à coordenação para solicitar a sua inscrição no Exame.

Como todos os prazos estão previstos no edital e não há previsão de nenhuma ação retroativa, visto que uma depende da outra, a divulgação em massa evitará que os alunos percam o prazo de preenchimento do Questionário do Estudante (QE), das dispensas e dos recursos. Alertamos os coordenadores para que realizem downloads de todas as ações no sistema Enade, com vistas a manter a guarda da documentação relativa a este ciclo, visto que o sistema costuma ser instável.

Critérios para inscrição no Enade:

– Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso em 2018, que estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições (31 de agosto).

– Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018 (31 de agosto).

– Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018 (31 de agosto).