UFJF recebe visitas para avaliações in loco

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) agendou, para o primeiro semestre deste ano, diversas visitas para a realização de avaliações in loco de 5 cursos da Universidade de Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Essas visitas fazem parte do processo regulatório de renovação de reconhecimento dos cursos de graduação das instituições de educação superior. Com foco na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, os avaliadores cumprirão uma agenda de atividades que inclui visitação às instalações dos cursos, reunião com professores e alunos, além de análise documental da Universidade e do curso especificamente.

Iniciando a agenda de 2018, o Curso de Música Bacharelado em Piano recebeu entre os dias 11 e 14 de março a comissão designadas pelo Inep para o processo de renovação de reconhecimento de curso, recebendo o conceito 3. De 8 a 11 de abril, o curso de Música Bacharelado em Canto está sendo avaliado, e de 2 a 5 maio o curso de Artes Bacharelado Interdisciplinar receberá uma visita. O Campus Avançado de Governador Valadares também receberá duas comissões de avaliadores no próximo mês.  Do dia 9 a 12 de maio, haverá avaliação do curso de Nutrição-GV e, na sequência, de 20 a 23 de maio, acontece a visita ao curso de Medicina-GV.

Após a visita, a comissão tem 5 dias úteis para divulgar o relatório e a instituição tem 60 dias para impugnar o resultado. Caso haja algum item do instrumento da avaliação com nota 1 ou 2, o INEP propõe diligências ou protocolo de compromisso, que consiste na formação de uma comissão para fazer diversas ações de aprimoramento no curso em prazos de geralmente 1 ano.

A Diretoria de Avaliação participa dos procedimentos exigidos pelo Ministério da Educação dando suporte ao curso avaliado, auxiliando o coordenador do curso na preparação da documentação apresentada e nas ações para receber os avaliadores.