UFJF finaliza Relatório Integral de Autoavaliação Institucional

Banner Relatorio

A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Diretoria de Avaliação Institucional, elaborou o Relatório Integral de Autoavaliação Institucional relativo ao triênio 2015-2017. O documento foi publicado no sistema e-MEC no dia 29 de março, quinta-feira.

O Relatório atende ao estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC), que institui a autoavaliação visando à melhoria da qualidade da educação superior e à expansão da sua oferta. Ele é de fundamental importância para manter a qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade, bem com uma forma de pensar o aprimoramento de suas atividades e manter a transparência das ações realizadas.

A CPA realizou levantamentos de informações que contaram com a participação de diversos setores da UFJF que têm metas determinadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nos anos em questão. Os dados foram fornecidos através de relatórios de gestão e formulários eletrônicos específicos de coleta de dados. A motivação e orientação dos setores foram realizadas através da divulgação da Cartilha Orientadora para Elaboração do Relatório e de contatos via e-mail, presencialmente e por telefone.

A Diretoria de Avaliação Instrucional busca aprimorar os processos da autoavaliação e fortalecer essa cultura na UFJF. No presente momento, encontram-se em fase de implementação os primeiros instrumentos institucionais via SIGA para consulta à comunidade acadêmica. A autoavaliação possibilita realizar uma visão analítica dos sistemas pedagógicos, administrativos, científicos e sociais, possibilitando, por meio dos resultados, elaborar estratégias e planejar investimentos nas áreas que mais precisam.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)