Fechar menu lateral

Coordenadores devem ficar atentos às medidas pós ENADE

Foi realizado na ultimo domingo, 26 o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Nesta nova etapa, de acordo com o calendário divulgado no Edital, os coordenadores devem acessar o sistema Enade para preencher Questionário próprio até o  dia 8 de dezembro. Todos os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluintes inscritos devem encaminhar o Atestado de Presença ou o Requerimento de Dispensa para serem analisados no processo de liberação do histórico escolar e diploma dos alunos que colarão grau nas próximas duas colações.

Os concluintes que não foram inscritos equivocadamente e já foram detectados pelas coordenações deverão ser dispensados conforme art. 33 – H parágrafo 5º da Portaria nº 40/2007 e não precisarão preencher tais documentos. Caberá às coordenações a oficialização dos nomes via memorando com a matrícula e o nome dos alunos em questão; tais informações também serão repassadas à CDARA.  No período de dispensa, de 22 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, a Diretoria de Avaliação Institucional estará a disposição dos coordenadores mediante agendamento de horário para esclarecimentos e suporte.

Para quem faltou ao exame os critérios para o deferimento de dispensa são os seguintes: acidentes, assaltos, casamento, atividade curricular ou afim, luto, acompanhamento de cônjuge, saúde, licença maternidade, licença paternidade, trabalho, informação incorreta do local de prova no Cartão de Informação, e EAD – situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela IES. Para todos esses casos é necessário apresentar um documento comprobatório.

O Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2017, que permitirá às IES registrarem no histórico escolar do estudante sua situação junto ao Enade, será disponibilizado a partir de 20 de dezembro. Os gabaritos e padrões de respostas serão publicados a partir de 4 de dezembro, no portal do Inep. E, o Boletim de Desempenho Individual será disponibilizado no Sistema Enade em data que ainda será divulgada pelo Inep.

Outras instruções sobre os procedimentos a serem realizados nesta etapa foram enviadas às coordenações via e-mail.