Enade 2017: Dificuldades de Acesso

A Diretoria de Avaliação Institucional recebeu recentemente  diversas reclamações sobre o funcionamento do sistema Enade, referentes à dificuldade de os estudantes preencherem o questionário e visualizarem o local de prova. Segundo o Procurador Institucional (PI) da Universidade Federal de Juiz de Fora, sr. Fábio Ribeiro, todos os PIs das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs)  estão reportando essa questão para no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que alega estar “ciente do problema e trabalhando para a solução”.

Diante desta situação, a Diretoria solicita que os coordenadores informem aos estudantes de seus cursos que essa situação está ocorrendo em âmbito nacional, bem como a resposta do Inep, a fim de tranquilizá-los.

Auxílio para os inscritos

Seguem abaixo as orientações para aqueles que não estão conseguindo acesso ao Sistema ENADE:

1) Faça tentativa de login em outro navegador/browser; caso não se resolva, tente acesso em outro ponto de internet e também em horários diferentes;

2) Faça print das mensagens de erro exibidas pelo site;

3) Abra uma demanda no Fale Conosco do INEP/MEC, especificando as dificuldades encontradas e encaminhando os arquivos comprobatórios (print das telas);

4) Informe ao seu coordenador de curso sobre a dificuldade de acesso e verifique, junto aos colegas de classe, qual será o local de prova – é provável que o grupo faça o exame na mesma instituição, mas tal informação precisa ser verificada (estamos tentando confirmar esta hipótese).

5) Compareça ao local provável da prova, ainda que não tenha tido acesso ao Sistema.

Ressaltamos que, infelizmente, a Diretoria de Avaliação Institucional não tem acesso ao Sistema Enade e aos locais de prova definidos pelo INEP para auxílio mais efetivo aos participantes do Enade.

Outras informações no site UFJF Notícias.

(atualizada em 23/11/2017)