Cursos da UFJF recebem notas máximas no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 1°, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação.   Entre os 10 cursos avaliados da Universidade Federal de Juiz de Fora, campi Juiz de Fora e Governador Valadares, 40% conquistaram a nota 5 e  60% obtiveram o conceito 4. A escala de notas vai de 1 a 5, e cada curso é avaliado com a periodicidade de três anos.

Do campus Juiz de Fora, os cursos de Educação Física e Fisioterapia alcançaram a nota máxima, 5; Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Serviço Social conquistaram a segunda maior nota, 4.  No campus Governador Valadares os cursos avaliados foram Farmácia e Nutrição, ambos conquistaram com êxito a nota 5. Vale lembrar que o exame foi realizado somente pelos alunos concluintes (cursos novos participarão da avaliação no próximo ciclo, em 2019).

O Conceito Enade é um Indicador de Qualidade avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no exame, na parte de Formação Geral (FG), calcula também o desempenho dos estudantes concluintes no elemento de Componente Específico (CE) e o total de estudantes concluintes que participaram do Enade. Para divulgação desse cálculo é necessário que pelo menos os cursos tenham dois estudantes concluintes e participantes do exame. O Curso que não tiver essa quantidade fica “Sem Conceito (SC)”. Esse indicador também mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas.

Enade 2017

Este ano, o Enade avaliará os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharias Elétricas, Engenharia Mecânica, e Sistemas de Informação; dos cursos com diplomação de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Educação Física, Letras, Música e Pedagogia.

Saiba mais

Inep divulga os Indicadores de Qualidade da Educação Superior e resultados do Enade 2016

Quatro cursos recebem nota máxima no Enade – UFJF Notícias