Inep realiza retificação do Edital Enade 2017

Começou nesta segunda-feira, 14, a etapa de retificações das inscrições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para as Instituições de Ensino Superior (IES) que não concluíram seus processos de inscrição. Essa é uma oportunidade para corrigir eventuais equívocos cometidos no processo de inscrição. O  Inep, estendeu o prazo até dia 31 de agosto, às 23h59 (Horário Oficial de Brasília), sem previsão de prorrogação. Entretanto, com o intuito de garantir que a finalização das inscrições, por parte da IES, ocorra até a data prevista, as funcionalidades de enquadramento e inscrições em lote estarão disponíveis até o dia 25 deste mês. Após essa data só será possível realizar as inscrições intempestivas individualmente.

Na quinta-feira, 10, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a retificação do Edital Enade 2017. Além da nova data para o término do período para retificação dos enquadramentos dos cursos e inscrições intempestivas, foi retirada da obrigatoriedade de justificativa para a exclusão de estudantes da lista de sugestão de inscrições do Inep ou inclusão daqueles não constantes na lista, a ser apresentada pelo(a) coordenador(a) de curso. Também foi dada nova redação para o texto que trata da obrigatoriedade de a Instituição informar os dados acadêmicos de todos os estudantes inscritos.

Orientações para os coordenadores

Os coordenadores deverão inscrever, no sistema, os Estudantes Irregulares dos ciclos Enade anteriores (alunos que faltaram à prova e/ou não responderam o Questionário do Estudante) e os Estudantes Ingressantes nos cursos do ciclo vigente até 11 de agosto.  Também é responsabilidade dos coordenadores a inscrição dos Estudantes Concluintes, independentemente se vão ou não solicitar colação de grau antecipada para antes do exame.

Qualquer  inconsistência nos dados de alunos fornecidos pelo Siga deve ser verificada com a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).

O Enade é um componente curricular obrigatório estabelecido pelo INEP/MEC e, por isso, obrigatório para os alunos que possuem mais de 80% da carga horária do curso concluída até o último dia de inscrições, ou ainda, para aqueles que querem receber o diploma até julho de 2018.