Sistema Enade tem apresentado problemas

A Diretoria de Avaliação Institucional tem recebido inúmeras reclamações sobre o funcionamento do sistema Enade. O sistema está temporariamente instável e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passou algumas instruções para agilizar o processo.

Lembramos que as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de agosto, mas o sistema abrirá um novo prazo até o dia 25 de agosto para retificações e inscrições intempestivas. Isso significa que todos os alunos que estiverem oficialmente matriculados na UFJF e se adequarem às condições estipuladas no Edital devem ser inscritos até a data limite, 25 de agosto.

O Inep informou que, com o intuito de diminuir o tempo de validação dos arquivos das inscrições/enquadramento em lote para o Enade 2017, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) e a Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) vêm trabalhando na implementação de soluções tecnológicas que acelerem esse processo. Além disso, esclareceu que dado o fluxo de inscrições em lote, o tempo para a realização da análise de consistência dos arquivos carregados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) têm girado em torno de 72 horas. O resultado do processo de análise de consistência pode ser acompanhado pelo Sistema Enade.

O órgão ainda solicitou que as IES façam suas análises de consistência antes de carregarem os arquivos inscrições/enquadramento em lote, tendo em vista que os arquivos enviados com inconsistências aumentam em muito o fluxo do processo de validação. Estima-se que essa ação esteja concluída até 05/08/2017.