Fechar menu lateral

INEP envia parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2016 para conferência

Os coordenadores do ciclo Enade 2016 receberam, ontem, parte dos Indicadores de Qualidade de Educação referentes ao exame realizado ano passado. Eles foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de permitir às Instituições de Ensino Superior (IES) verificar as informações referentes aos insumos usados para cálculo e divulgação do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Os dados ainda não são públicos, pois dependem da validação dos Procuradores Institucionais (PIs) até a próxima sexta-feira, dia 30/06/2017, e outras ações do INEP a serem realizadas a partir desta confirmação. Desta forma, é essencial que os coordenadores também verifiquem os dados referentes ao seu curso e manifestem acordo ou desacordo sobre eles, encaminhando a resposta via e-mail para a Diretoria de Avaliação Institucional até quarta-feira, 28 de junho.

Este ano, o INEP implementou melhorias na forma de divulgação dos indicadores. Uma das principais novidades é que o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), antes um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), passa a ser um indicador de qualidade. Assim, o IDD será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), e-MEC e portal do Inep como os demais indicadores – o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).