Fechar menu lateral

Publicado o Edital Enade 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 19, o edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade), que será realizado em 26 de novembro em todo o Brasil. Simultaneamente, foram abertos os prazos de enquadramento dos cursos e inscrição dos alunos que participarão desta edição.

Nos próximo dias, a Diretoria de Avaliação Institucional entrará em contato com os coordenadores dos cursos, para orientações e suporte. O acesso ao sistema será permitido pelo Procurador Institucional após o enquadramento dos cursos no sistema Enade, o que também ocorrerá em breve.

Os coordenadores deverão inscrever os Estudantes Irregulares de ciclos Enade anteriores (alunos que faltaram à prova e/ou não responderam o Questionário do Estudante) e dos Estudantes Ingressantes nos cursos do ciclo vigente entre 19 de junho e 11 de agosto, no endereço. Eles também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Concluintes, cujo período de inscrição acontece de 10 de julho a 11 de agosto.

Este ano, cada estudante inscrito deverá atualizar seu cadastro, informando sobre as necessidades especiais (se houver), após a inscrição ter sido feita pelo coordenador. Os alunos terão acesso ao sistema a partir do dia 28 de agosto de 2017, período também reservado para o preenchimento do Questionário do Estudante – ação obrigatória para a regularidade com o Enade.

A edição de 2017 avaliará os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos com diplomação de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências sociais, filosofia, física, geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação desde 2004 e é composto por uma prova e um questionário socioeconômico para avaliação de desempenho do estudante. Os resultados individuais são mantidos em sigilo, mas contribui para o cálculo dos indicadores de qualidade do curso participante e da educação superior no país.

 

Confira o cronograma completo do Enade 2017