Inscrições de alunos Regulares no ENADE 2016

De 06 de julho a 07 de agosto de 2016 acontecem as inscrições dos alunos regulares para as provas do ENADE 2016. Nesta etapa, os coordenadores dos cursos em bacharelado de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social da UFJF precisam incluir no sistema Enade as listagens de alunos Ingressantes e Concluintes, conforme especificações a seguir:

INGRESSANTES E CONCLUINTES

Clique para ampliar

O SIGA possui a funcionalidade de gerar as listas com as informações requeridas na inscrição (como CPF e ano de conclusão do Ensino Médio), mas recomenda-se que os coordenadores confiram os dados disponíveis de cada discente e se eles estão de acordo com as definições de ingressantes ou concluintes. “A adequada inscrição de estudantes é fundamental, pois, nesta etapa as informações de ingressantes e concluintes são enviadas ao Inep e, em caso de equívocos nesta atividade, estudantes e IES poderão ter dificuldades no momento de regularização do diploma.” (Manual do Enade 2016, p.12).

Vale destacar que os discentes que colam grau até 31 de agosto de 2016 não devem ser inscritos como Concluintes. E se houver algum estudante que tenha a possibilidade de se formar até julho de 2017, mesmo sem ter cumprido os 80% da carga horária total do curso, também deve ser incluído no sistema ENADE como concluinte, ainda que não conste na listagem gerada pelo SIGA. Por isso, é necessário que os coordenadores façam ampla divulgação do Exame entre as turmas do Curso, para que os alunos também se manifestem e colaborem no levantamento dos dados a serem incluídos nesta etapa do edital.

Outro detalhe para os coordenadores verificarem junto aos discentes concluintes é a necessidade de atendimento especial ou específico no dia da prova. Os alunos ingressantes, embora inscritos, são dispensados da prova, haja vista a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como avaliador dos novos alunos nas instituições públicas de ensino superior no país. Por isto, a única etapa que os inclui no Enade 2016 é a inserção dos calouros no sistema por parte do coordenador.

Alunos que fazem dupla graduação deverão ser inscritos nos dois cursos em que estão matriculados, mas vão decidir posteriormente para qual área prestarão a prova. Esta opção estará disponível para os estudantes no site do INEP entre os dias 12 e 31 de agosto, sendo necessário informar a decisão ao coordenador do curso não escolhido para que este inclua a justificativa de dispensa no sistema Enade após a data da prova (20 de novembro de 2016).

Estudantes estrangeiros e brasileiros no exterior também participam do Enade

Alunos estrangeiros ingressantes ou concluintes também devem ser inscritos no Exame (o Manual possui instruções detalhadas para estes casos). Alunos concluintes que estarão em intercâmbio na data do exame, com matrícula ativa em instituições estrangeiras conveniadas à Universidade, também são considerados alunos Regulares e precisam constar na listagem de Concluintes. Porém, eles estão dispensados de participar do Exame.

Para outros esclarecimentos e dúvidas, a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, disponibilizou uma agenda virtual com horários para reuniões com os coordenadores de cursos. O convite e o link foram enviados por e-mail no último dia 1º de julho. Caso não tenha recebido, favor entrar em contato pelo email secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br.

Confira também:

Material de Apoio disponibilizado pelo INEP.

Diretrizes para os cursos Enade 2016