Ciclo de palestras tira-dúvidas para o Enade 2015

Em aproximadamente duas semanas, alunos de oito cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. Sobre a prova, esses alunos têm mais dúvidas do que certezas. O que cai no exame? Ele é obrigatório? O que acontece se não fizer a prova? Questões como essas serão respondidas em um ciclo de palestras organizado pela Secretaria de Avaliação Institucional da Universidade, que começa na próxima quinta-feira, dia 12. As palestras acontecerão nos prédios dos cursos que realização a prova e é aberta a todos.

O responsável por ministrar essas palestras é o professor e diretor de Avaliação Institucional, Vanderli Fava. Os encontros acontecerão, no dia 12, em quatro cursos: Direito às 10h; Economia às 14h; Design às 16h; e Turismo às 19h. No dia 18, as palestras serão para Jornalismo, às 10h; e Direito, às 19h30; e no dia 19, para a Psicologia, às 10h.

As provas serão aplicadas no dia 22 de novembro e os inscritos têm até o dia anterior para responder ao Questionário do Estudante. Esta etapa serve como um importante instrumento de coleta de informações. São os resultados dele que possibilitam a elaboração do perfil socioeconômico dos estudantes e, ainda, a construção de políticas de educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.

O exame tem por objetivo verificar as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso em comparação com outros da mesma área. A prova é, atualmente, a principal fonte de avaliação dos cursos de graduação do país, determinando o conceito dos cursos e uma parcela da avaliação final da instituição.

Em 2012, último ano em que esses cursos foram avaliados, os de Administração, Direito e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito 5, o mais alto do Enade, o que os colocou entre os dez melhores do país em suas respectivas áreas. Psicologia e Economia receberam nota 4; e o curso de Turismo ficou com 3. Os demais cursos da UFJF presentes na lista desse ano não participaram da avaliação em 2012.

O bom desempenho no Enade vai além da boa reputação do curso e da instituição. A participação em alguns convênios, por exemplo, fica condicionada ao bom desempenho no exame. Além disso, o baixo desempenho pode significar o fechamento do curso.

Outras informações: (32) 2102-3499 (Diretoria de Avaliação Institucional – UFJF)