Comissão conclui Relatório Trienal de Autoavaliação da UFJF

Representantes da Comissão Própria de Avaliação e da Diretoria de Avaliação Institucional da UFJF entregaram, nesta quarta, 22, ao reitor em exercício Marcos Chein Feres o relatório trienal de autoavaliação da instituição, referente ao período de 2012 a 2014. O documento, finalizado dentro do prazo proposto pelo Ministério da Educação (MEC), busca retratar todos os setores da Universidade e, a partir dos indicadores analisados, propõe ações para ajustes e melhorias em cada frente de atuação.

Na reunião, que aconteceu no gabinete do reitor, foram apresentados detalhes dos resultados e os avanços obtidos em cada área. De acordo com o diretor de Avaliação Institucional, professor Vanderli Fava de Oliveira, são feitos relatórios anuais e o trienal, que compara o que está sendo feito com aquilo previsto pelo Plano de Desenvolvimento Institucional. “Por esta perspectiva e, dadas as condições para a obtenção de dados, o resultado pode ser considerado bom”, diz.

O presidente da Comissão Própria de Avaliação, professor Marcelo Silva Silvério, observa que “o relatório 2012-2014, quando comparado com o anterior, de 2009 a 2011, apresenta grandes avanços nos itens avaliados”. Ele observa, porém, que a comissão, juntamente com a Diretoria de Avaliação Institucional, já formulou proposta, para ser encaminhada ao Conselho Superior (Consu) da Universidade, visando a ampliação de ferramentas utilizadas no processo de coleta de dados. “Hoje, o relatório é baseado nos relatórios das unidades, mas é importante acrescentar formas, como questionários, entrevistas e outros meios que possam alcançar todos os setores e refinar ainda mais os resultados obtidos”, explica.

O relatório trienal será agora encaminhado a todos os diretores de unidades e coordenadores de áreas e suas propostas podem também ser aproveitadas para a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

Reportagem original da SECOM UFJF.