No Dia do Orgulho LGBTTI, UFJF lança editais e programação da 2ª Semana Rainbow

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, nesta quinta-feira, dia 28, que é Dia do Orgulho LGBTTI, a pré-programação da II Semana Rainbow, que integra o Projeto de Extensão “Miss Brasil Gay: interface com a comunidade e UFJF”. O evento será realizado entre os dias 9 e 19 de agosto e contará com shows, exposições, teatro, exibição de filmes, mesas-redondas, palestras, dentre outras ações, com temáticas relacionadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI). Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.

A projeto de extensão também disponibiliza nesta quinta-feira, 28, três editais que contemplam concurso de fotografias e seleção de atividades artístico-culturais e bolsistas. Segundo o idealizador e coordenador da iniciativa, professor do Departamento de Turismo,  Marcelo Carmo, a Semana Rainbow, em sua segunda edição, tem o objetivo de atender à comunidade LGBTTI da Universidade com produtos, atrações e espetáculos culturais. Além disso, pretende movimentar a atividade turística de Juiz de Fora.

Todas as ações serão realizadas em parceria com as diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, a Pró-reitoria de Cultura e diversos cursos da UFJF. O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, destaca a importância de atividades que, como a Semana Rainbow, visem à superação de discriminações e preconceitos. “A Diretoria de Ações Afirmativas apoia as atividades de ensino e extensão da população LGBTTI, bem como reconhece a importância dos estudos e políticas de gênero e diversidade sexual, para a superação de preconceitos e estereótipos sexistas. Que a Semana Rainbow possa contribuir com esse processo de inclusão e de superação das desigualdades, promovendo o  fortalecimento da diversidade sexual e de pessoas transgêneras, nos diversos processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão e no cotidiano da Universidade.”

Confira a notícia completa aqui.