Fechar menu lateral

UFJF aprova uso de nome social em históricos, diplomas e certificados.

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o uso do nome social em históricos escolares, diplomas e certificados de conclusão de curso emitidos pela instituição.  O nome social é o nome pelo qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é identificada em suas relações sociais, em contraste com o nome oficialmente registrado ao nascimento que não reflete sua identidade de gênero.

A decisão do Conselho, ocorrida em 24 de março, amplia a Resolução 06/2015, do Consu, que assegurava, aos servidores docentes e técnicos em educação e aos estudantes, o direito ao uso do nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional e acadêmica no âmbito na UFJF.

“O uso do nome social em documentos de identificação para estudantes e servidores da UFJF já havia sido aprovado pelo Consu em fevereiro de 2015. No entanto, ainda eram emitidos com o nome civil, ou seja, oficialmente registrado ao nascimento, os documentos como diplomas, históricos escolares e certificados”, salienta o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

 

Acesse para ler a notícia completa.